FORMAÇÃO DO DOCENTE DE ARTES VISUAIS: PROFESSOR/ARTISTA/PROPOSITOR
Resumo
O presente artigo faz parte de uma pesquisa maior, desenvolvida junto ao Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da UFPel/ RS, e tem como foco estudar a percepção dos futuros docentes de Artes durante sua formação inicial. Este estudo de cunho qualitativo se deu por revisão bibliográfica, destacando como conceitos: “professorartista-propositor” em comparativo com dados coletados por entrevistas, questionários online e degravação de áudio de oficinas com os alunos do Curso referido, durante o projeto de pesquisa desenvolvido com discentes do Curso de Artes Visuais modalidade Licenciatura da UFPel no segundo semestre de 2016. Para tratar teoricamente de artista/professor/ propositor apresenta-se como suporte de referência as obras e escritos de: Lygia Clark (1983), Hélio Oiticica (1986) e Allan Kaprow (1966). A abordagem de “professor-propositor” fundamenta-se pelas percursoras desta concepção Gisa Picosque e Miriam Celeste Martins (2004) e nos estudos de Utuari (2006). A partir deste embasamento foram desenvolvidas atividades com os futuros docentes, discutindo como compreendiam sua formação. Dentre os pontos explorados: a dificuldade dos alunos da licenciatura em assumir a possibilidade de ser artista e quais as concepções do que é ser artista que carregaram deste processo de graduação. Desse modo, salienta-se o papel da História da arte como meio que permite a compreensão de si, da formação e do contexto histórico em que se está inserido.