PROJETO VITOR/A/MIL EM CARTAZ
Resumo
Com o propósito de reforçar as duas belas mostras denominadas “Cara a Tapa” e “Com Todas as Letras”, a primeira criada e a segunda organizada pelo designer carioca Felipe Taborda, através das quais em abril de 2017 o Centro de Artes da Universidade Federal de Pelotas inaugurou a Galeria Suldesign, a disciplina Projeto de Cartaz foca na figura do invulgar e nada óbvio Vitor Ramil, cuja discografia é amplamente elogiada. A partir dessa temática, a disciplina por mim ministrada nos Cursos de Design da UFPEL apresenta à turma de 2017/1 a proposta de ensino denominada Projeto VITO/R/AMIL. No briefing da disciplina, a partir da pergunta “Se eu fosse (ex: Moholy-Nagy) como eu projetaria?” e “Se eu fosse (ex: Sagmeister) como eu projetaria?”, cada dupla deve escolher dois designers de estilos gráficos diferentes (um moderno e outro pós-moderno) e projetar dois cartazes, um para cada, com a temática relativa à vida ou obra do músico pelotense. Os cartazes têm que dialogar entre si, seja de modo sintático, seja semântico! É um trabalho autoral que prescinde de clientes, pois a preocupação principal refere-se a escolhas pessoais. O objetivo deste artigo é apresentar parte daquela experiência à luz da pesquisa bibliográfica sobre história do design e da metodologia projetual em cartaz.