HISTÓRIA DA ARTE E A RELAÇÃO DO INDIVÍDUO COM OS ANIMAIS
Resumo
Avaliando a quantidade significativa de cães errantes na cidade de Pelotas, que tanto podem sofrer maus tratos humanos quanto transmitirem doenças às pessoas, torna-se urgente propor reflexões sobre tal problemática. Diante disso, este trabalho de investigação tem como objetivo, a partir do estudo da história da arte através do ensino da arte na rede escolar, contribuir para reflexões sobre a relação do indivíduo com os animais, propondo práticas artístico-pedagógicas que incitem a busca por relações ambientais de respeito a todas as formas de vida. Como material de suporte à escrita desta pesquisa foram utilizados estudos bibliográficos e uma ação artísticopedagógica. Sabe-se que a educação é fundamental à vida de um indivíduo, pois, através do aprendizado, ele desenvolve habilidades que lhe permitem viver e conviver. Nesse aspecto, a educação escolar, assim como o ensino da arte, possuem um grande potencial em possibilitar o indivíduo ir se tornando quem é. E o desenvolvimento de práticas artístico-pedagógicas pode, nesse sentido, sensibilizar os estudantes a cuidarem do meio ambiente onde eles vivem.