CONTANDO HISTÓRIAS DA ARTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM DIÁLOGO ATEMPORAL COM A CULTURA VISUAL
Resumo
Pensando no ensino da Arte no contexto contemporâneo de educação, em que visamos novas práticas pedagógicas, este trabalho intenta apresentar a importância da história da arte na Educação Infantil, num contexto atemporal e num viés interpretativo como parte da formação cultural desde os anos iniciais. Tal pesquisa é um reflexo da experiência pedagógica exercida na Escola Municipal de Educação Infantil Ruth Blanck, durante o estágio curricular do curso de Artes Visuais – Licenciatura, em que as aulas foram precedidas de apresentações de referenciais históricos artísticos, para contextualizar com as práticas realizadas pelas crianças. Entendemos que história da arte num contexto interpretativo, que dialogue com a formação cultural e histórica, proporcione às crianças pequenas um maior entendimento da cultura visual contemporânea de forma precoce, além de contribuir para uma prática mais voltada para produção artística e não somente de mera atividade. O trabalho tem como objetivo evidenciar o potencial da história da arte como princípio para leitura e compreensão das imagens históricas e contemporâneas, seja de cunho artístico ou publicitário (BARBOSA, 2015). Consideramos, portanto, que a apresentação histórica da arte no contexto da educação infantil, permita de forma antecipada promover o entendimento social e cultural dos sujeitos envoltos pela Cultura Visual.