A UTILIZAÇÃO DO MARKETING PARA O DESENVOLVIMENTO DE UMA POLÍTICA INSTITUCIONAL (PROSEPA) EM UM ÓRGÃO DE SEGURANÇA PÚBLICA (4º. BPM)

Tiago Botelho Domingues, Fabio da Silva Piñeiro

Resumo


O presente trabalho teve por objetivo discutir a utilização da comunicação como um dos pilares do marketing para o desenvolvimento do Programa Social Educativo de Profissionalização de Adolescentes na Brigada Militar – PROSEPA, cujo mesmo uma política institucional da Brigada Militar, sendo alvo de estudo o trabalho desenvolvido no 4º Batalhão de Polícia Militar (4º BPM) no município de Pelotas. Quanto à abordagem do problema utilizou-se uma pesquisa qualitativa e quantitativa que buscou coletar dados, através de relatório e entrevista realizada com a Sargento responsável pelo PROSEPA. O procedimento técnico utilizado foi o estudo de caso de históricos organizacionais, que é quando se trata de uma instituição que se deseja examinar, além da técnica de pesquisa realizada pela avaliação de dados coletados em documentos e depoimentos orais registrados pelo pesquisador ou pelo próprio entrevistado, denominada histórias de vida. Concluiu-se que a prevenção, que é uma das bases do PROSEPA, e de outros programas oriundos de políticas institucionais que vêm sendo aplicados pelos estados e municípios, necessita um maior acompanhamento e interesse por parte destes, pois através da utilização da comunicação como um dos pilares do marketing, propicia avaliações e resultados de pesquisas onde poderá ser percebida a sua importância. Verificou-se então que, trabalhar constantemente na visibilidade das atividades do PROSEPA, utilizando-se dos meios de comunicação, as tornam mais acessíveis à sociedade e, consequentemente, propiciam a obtenção de maiores incentivos municipais e estaduais, pressionando assim as organizações públicas envolvidas a disponibilizarem recursos, vagas e demais condições, definitivamente as legitimando e deixando-as mais fortes.

 


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ISSN 2318-6461